quinta-feira, 20 de abril de 2017

Estamos sempre de passagem


Se permitirmos, a Páscoa – que significa passagem em hebraico - acontece todos os dias em nós. Estamos sempre de passagem por lugares, pessoas,  sentimentos e momentos, que nos fazem bem ou mal. Cabe-nos escolher do medo à coragem, do egoísmo à solidariedade, do ódio ao amor, da tristeza à alegria...  A forma como atravessamos nossas etapas definirá onde chegaremos e se iremos nos aprisionar ou nos libertar.

      Você pode ser cristão ou não. Pode acreditar em ressurreição ou em reencarnação. Pode até não ter religião e achar que tudo acaba com a morte, o que não é o meu caso. Penso que estamos na Terra de passagem... Mas ainda que você considere esta vida única (e é, pois nenhuma outra será igual) deve, por isso mesmo, se deixar viver. Entregar-se à acomodação da infelicidade por achar que esta é sina, protege ou não dá trabalho, é morrer aos poucos. Não morra em vida. E se morrer, renasça, reinvente-se. Sua alma lhe agradecerá. 

     Todos os dias a gente decide quem vai se tornando e o que fazer pelo mundo, se vai subtrair ou somar. A gente decide como encarar os fatos indesejados que nos atropelam.  Decide, por exemplo, que o fracasso não é uma derrota, mas uma tentativa que não deu certo, rumo ao êxito. E então decide se continua com passo firme na mesma rota ou se vai trilhar um novo caminho, por mais difícil que seja caminhar.

     Cultivar a dor além do ponto, remexer e afundar feridas que já fecharam é recusar-se a viver.  Precisamos respeitar as cascas que secaram e seu tempo de caírem naturalmente. Se restarem marcas, quando as olharmos sem a opção por sofrer elas nos lembrarão do que aprendemos mas não queremos repetir. Aí renasceremos. Renascemos em um abraço caloroso, um pôr do sol indescritível, uma viagem dos sonhos... um novo jeito de ser. 

     A gente renasce quando envelhece crendo sempre que pode superar, mudar, ser melhor e aumentar a nossa capacidade de compreensão, bondade, resiliência. Se deixarmos, se não resistirmos, o tempo opera em nós o grande milagre da transformação e da evolução espiritual. São as nossas passagens, nossas Páscoas pessoais. 



Texto: Nadja Bereicoa
Imagem: Pixabay



Nenhum comentário:

Postar um comentário