segunda-feira, 20 de março de 2017

Deixe o outono te desfolhar



O verão mal terminou e já se sente a temperatura amena e um mistério no ar. Que março carregue em suas águas o que não tem razão de ficar e deixe cair nas calçadas as primeiras folhas do outono de quem quiser recomeçar. A gente se mostrou, dourou a pele, ardeu em brasa e não pensou em nada, porque o calor não deixava. Mas agora, preste atenção: é tempo de transição. Ventos fortes começam a soprar...

Vá com calma, escute a sua intuição e o que os ventos lhe dizem. Veja para onde correm e não necessariamente siga as suas direções. Você pode se deixar levar, tomar impulso até o meio do caminho e então seguir sozinho.  Ou contrariar seus rumos e andar na contramão de tudo - dos outros e da própria razão -, fazendo de bússola o seu coração. Se ele vibrar forte, dê uma chance à sorte e vai ser feliz!

Mas não se esqueça de pensar, porque sempre precisamos analisar o que fizemos ou não, para poder de novo sonhar. Aproveite que o tempo é de desfolhar e mude, se desnude, troque de pele se preciso for. Limpe, esfolie, remova as células mortas e as impurezas que se acumularam nos últimos tempos. Renove-se e, acredite, você renascerá.

Olhe-se no espelho da alma e veja o que não deu certo, do que se arrependeu ou porque se machucou. Será que você tentou todas as possibilidades de crescer e de ser feliz? Inventou, misturou, arriscou, insistiu? A felicidade não tem fórmula, mas a vida oferece ingredientes e temperos saudáveis, infindáveis, para criarmos novas receitas, a cada dia. Experimente, para aguçar o paladar. 

Regra básica para não desandar uma receita é descartar o que lhe faz mal ou cuja validade venceu. Do contrário, azedará, estragará, envenenará tudo o que você tocar.  Se magoou ou traiu alguém e isso lhe doeu, arrependa-se e peça desculpas - se não pessoalmente, ao menos ore com fé ou mentalize a melhor energia que puder, e isso se canalizará para selar o bem entre vocês.

Já se você foi magoado, apunhalado, eu lhe entendo bem e digo o quanto é necessário se recolher, deixar sangrar até a última gota. Mas uma hora, pra não adoecer, é preciso dar um basta, parar de purgar a mágoa e se vitimizar. Apenas assim você vai cicatrizar e ir adiante, com ou sem quem lhe feriu. O perdão lhe ajudará. Mais do que amor ao próximo, significará o seu amor-próprio.

Comece perdoando a si mesmo, se fracassou, mentiu, se omitiu, desistiu ou nem tentou. Depois pese o que lhe fala alto no momento: amor, saúde, amizade, sucesso, paz, sexo, dinheiro...?! Talvez você queira um mix de tudo, bem dosado pra equilibrar a balança e o juízo. Talvez você precise mais de um deles, para compensar que esteve muito tempo em falta. 

O importante é não deixar erros se repetirem e expurgar o que estiver secando, apodrecendo, morrendo, pra nascer sua melhor versão. Se entregue ao outono, se desapegue e deixe que ele leve o que se completou, o que não serve mais ou o que foi efêmero e não agregue. Além de momentos lindos para lembrar, ficará o que você queria esquecer porque doeu fundo e, por isso, lhe fez crescer. Mas o antigo sofrimento haverá partido e outras histórias terão chegado.

O outono cobrirá os novos caminhos com folhas de vários feitios e tons – verdes e também ocres, amarelas, vermelhas e marrons –, desnudando as árvores e a nossa sensibilidade.  Que ele seja bem-vindo e nos inspire com sua mágica capacidade de transformação, mirando em outras estações.



Texto: Nadja Bereicoa

Imagem: Pixabay

 

 



Um comentário:

  1. Seus textos me fazem refletir sobre coisas, sentimentos, detalhes sutis, mas importantes da vida. E isso é muito bom! Para mim e para muita gente!
    Continue escrevendo sempre.

    ResponderExcluir